Saúde

Facetas de Resina: Principais Vantagens e Desvantagens

Facetas de Resina: Principais Vantagens e Desvantagens

As facetas dentárias de resina é uma solução estética muito procurada por quem deseja melhorar o sorriso e alta estima. Indicada para pessoas que tem o dente muito amarelo, escurecido por um tratamento de canal, dentes pequenos, com diastema (espaços entre os dentes) ou para melhorar o formato do dente.

São aplicadas finas camadas de material de resina sobre a superfície dos dentes para corrigir essas imperfeições.

Se você está pensando em fazer facetas, é importante conhecer as principais vantagens e desvantagens desse tratamento.

Vantagens das Facetas de Resina


1. Resultados Estéticos Imediatos

Uma das maiores vantagens das facetas de resina é a melhoria estética quase instantânea proporcionando um sorriso mais bonito e harmônico. O tratamento dura em torno de 5 horas em sessão única, porém pode variar conforme a dificuldade do tratamento. Outro ponto, é que não precisam de moldagens complexas e nem de laboratórios para confecção das facetas, todo trabalho é ser realizado pelo dentista.

2. Procedimento Menos Invasivo
As facetas em resina exigem menos desgaste do dente original se comparado a outros tipos de facetas, como as de porcelana. Em alguns casos, o dentista pode aplicar as facetas diretamente sobre os dentes, sem a necessidade de preparar ou desgastar muito o dente, o que é uma vantagem para quem busca um tratamento mais conservador.

3. Menor Custo
Em relação às facetas de porcelana, as facetas em resina são mais acessíveis, o que pode ser uma vantagem para quem tem um orçamento mais limitado. O material de resina é mais barato, chegando a 30% quando comparamos com o tratamento com cerâmica o que reflete diretamente no preço final do tratamento.

4. Sem dor
O paciente não sente dor e por isso não precisa ser anestesiado.

Desvantagens das Facetas em Resina

1. Mais manutenções 
As facetas de resina precisam de manutenções, que são realizadas a cada 6 meses ou 1 ano dependendo do cuidado com a higienização. Essa manutenção conhecida como profilaxia e polimento das facetas são necessárias para devolver o brilho do material.

2. Dificuldade para encontrar um profissional qualificado
Embora todo dentista possa realizar esse procedimento, a minoria dos dentistas consegue entregar um trabalho de qualidade técnica. Uma vez que o trabalho é manual depende muito das habilidades pessoais, cursos realizados e materiais utilizados. Ou seja, nem todos as facetas são iguais.

3. Menor Resistência a Impactos e manchas
As facetas de resina tendem a ter uma vida útil mais curta do que as de porcelana. Embora possam durar de 10 a 15 anos, elas são mais suscetíveis ao desgaste e ao amarelamento com o tempo. O uso excessivo de alimentos e bebidas como café, vinho e tabaco pode prejudicar sua estética.

Devo fazer as facetas?

As facetas em resina são uma excelente opção para quem deseja corrigir pequenos problemas dentários de forma rápida e mais acessível. Elas têm várias vantagens, como o custo mais baixo, menos invasão no dente e resultados rápidos. No entanto, é importante considerar também as desvantagens.

Como encontrar um dentista confiável?

O ideal é encontrar um profissional qualificado com cursos na área de resina ou que seja especialista. Profissionais qualificados geralmente divulgam seus trabalhos e casos de sucesso, você consegue encontrar tudo isso nas redes sociais.

Pergunte qual material o dentista ira utilizar. Materiais importados garantem mais qualidade quando comparados com nacionais. A diferença está no brilho a longo prazo, manchamento das facetas e translucidez da resina (aspecto mais natural).

Opte por clínicas que sejam especializadas em estética dental: Facetas de Resina: Principais Vantagens e Desvantagens.

Dê preferência a clínicas e consultórios em que o nome do dentista esteja bem visível.

“Quem põem a cara a tapa geralmente garante melhores resultados.”

Fuja de franquias odontológicas, geralmente os donos de franquias não precisam ser dentistas e não tem competência técnica ou sensibilidade humana, alta rotatividade de profissionais nessas clínicas dificulta a qualidade dos procedimentos. Pressão dos gerentes e ou donos por reduzir custos dos materiais diminui consequentemente a qualidade das facetas. E por final, um profissional qualificado provavelmente você jamais o encontrará em uma franquia odontológica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *